Este breve guia turistico da região mineira dos Campos das Vertentes é direcionado ao Campolinista que deseja conhecer a região de origem da raça Campolina.
Em Carmo da Mata visita obrigatória à Fazenda Palmeira, que tem uma das mais belas casas sedes dentre todas as fazendas mineiras.
Em Oliveira, parada obrigatório na lanchonete Curral de Minas, trevo da Rod. Fernão Dias, que vende o melhor requeijão cremoso de MG e deliciosos queijos.
Em Passa Tempo, conhecer a praça da Igreja Matriz, próxima da qual está o busto de Gabriel Donato de Andrade, fundador da cidade de Passa Tempo e um dos responsaveis pela formação da linhagem Campolina sufixo “de Passa Tempo”. Visita obrigatória à famosa sede da Fazenda Campo Grande, reformada, e próxima da qual ainda se ergue a cocheira onde estiveram os renomados garanhões “Passa Tempo”.
Entre Rios de Minas – Visita ao Hospital Cassiano Campolina, em frente do qual está o busto de Cassiano Campolina. Visitas obrigatórias à Fazenda do Tanque, ex-propriedade de Cassiano Campolina, onde começou a criação no ano de 1870. Outra visita imperdivel à bela Fazenda Palestina, do Gastãozinho, atual sucessor de Cassiano Campolina.
Congonhas – Cidade histórica, que aloja as belas e famosas obras de Aleijadinho.
Lagoa Dourada – berço da raça de jumentos Pêga, onde pode ser visitada o belissimo Rancho Dourado, praticamente dentro da cidade. Parada obrigatória nas lanchonetes que vendem o delicioso rocambole de Lagoa Dourada.
Tiradentes – Uma das mais famosas cidades históricas de Minas Gerais.
São João Del Rey – cidade vizinha a Tiradentes, com belissimas igrejas, praças e arquitetura colonial.
Prados e Dores do Campo – cidades onde se pode comprar artigos de solaria diretamente nos fabricantes. |